A Região

Terras de Cister

A região Távora-Varosa, denominada pelos dois afluentes do rio Douro, é constituída pelos concelhos de Moimenta da Beira, Sernancelhe, Tarouca e ainda algumas freguesias dos concelhos de Armamar, Lamego, Penedono, São João da Pesqueira e Tabuaço.

As características edafoclimáticas reúnem boas condições para a criação de vinhos geralmente frescos e com teores de acidez ideais para a produção de vinhos espumantes, que se encontram aliás, entre os melhores de Portugal.


Conheça o património cisterciense!

O Rio Távora

O rio Távora vem amenizar esta região, habitualmente extremada por invernos rigorosos e verões secos e prolongados, beneficiando o cultivo e labora de pomares e vinhas.

Numa zona vinícola predominante de espumantes e brancos, a especial localização da vinha dos Romilões, na Faia, presta-se também excelente no cultivo de castas tintas, concedendo ao Tempo Largo o seu potencial e qualidade.

A Faia

A pequena e bela aldeia do concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu, tem a particularidade de ter sido parcialmente submersa pelas águas, após a construção da barragem do Vilar – Moimenta da Beira, nos anos 60.

Reproduzir vídeo

Descubra a zona, denominada por Aquilino Ribeiro de “Terras do Demo”

A 45 min. de Lamego – A 1h de Viseu/Guarda – A 1h30 de Vila Real